sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Super coração partido- Episódio I




Não sei porque, eu ainda espero, espero mesmo, por aquela ligação do dia seguinte[...]
Pra quê(?), se já sei, que não tem ligação nenhuma...
E, claro, como eu ainda acho que vai ter um "after", se o "to be continued", nas minhas estórinhas nunca acontecem???
E, se acontecem, os episódios têm curtissíma duração?
É, os romances duram mais na televisão!
Mas, na minha vida há uma outra versão, coração desiludido, partido, esparramado ...

Quando eu terei o meu The end happy ever after?
Just the moon knows...

TO BE CONTINUED ...

(não é que existe?Síndrome do coração partido; Miocardiopatia...)

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?653


Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio


O Estresse Mental no Desencadeamento do Infarto Agudo do Miocárdio

O estresse mental ou emocional, como um dos desencadeadores do infarto agudo do miocárdio, tem sido sugerido há tempos. No século 18, o cirurgião John Hunter disse que sua vida estava nas mãos de qualquer salafrário que o escolhesse para aborrecer. Após sair de uma encarniçada reunião do conselho do hospital, Hunter, que sofria de angina do peito, entrou em colapso e faleceu (26).

Em 1836 o médico inglês John Calthrop Williams escreveu um tratado sobre as palpitações nervosas e simpáticas do coração em seu livro “Practical observations on nervous and sympathetic palpitations of the heart”. Nesse livro Williams chamava a atenção para o fato de que as desordens nervosas do coração eram muito freqüentemente confundidas com doenças orgânicas. A seguinte citação do trabalho de Williams vai direto ao ponto: “Nenhum homem, eu estou satisfeito, pode ser um patologista por inteiro, ou um médico criterioso, se devota sua atenção para um desses sistemas em preferência ou em exclusão a outro; através da vida eles agem perpetuamente e inseparavelmente juntos” (1).

... ... ...

Um dos primeiros trabalhos publicados sobre a relação do estresse emocional e o infarto agudo do miocárdio foi em 1939 com autoria de Patterson (5).

Em 1972 foi introduzida a Teoria Miogênica, desenvolvida por Quintiliano H de Mesquita, a qual prevê o estresse físico ou psico-emocional em seu mecanismo fisiopatológico, como alguns dos fatores desencadeantes do infarto agudo do miocárdio (9, 10, 11, 12).

A confirmação do estresse emocional como um fator de risco para o infarto do miocárdio

Somente há poucos anos a comunidade médica voltou à análise da relação entre o estresse e o infarto agudo do miocárdio. Vários estudos de observação clínica sugeriam que eventos estressantes emocionais precediam e pareciam desencadear o início do infarto agudo do miocárdio (42, 47).

. . .

Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio


www.incl.rj.saude.gov.br/incl/noticias/istoe_16052005.asp - 12k -


Nenhum comentário: